terça-feira, 14 de julho de 2009

Estatuto do Turista

Acho que todo mundo que chega num lugar mais selvagem, e por selvagem quero dizer: aonde a natureza predomina, deveria ter algumas coisas bem claras na cabeça, e em não as tendo, receber algum prospecto para lhe pôr a par das tais coisas. Como prospecto significa papel, e papel significa árvore (ainda não chegamos a esse ponto de reciclagem), resolvi postar aqui algumas sugestões. Mas se alguma prefeitura bancar algo no gênero, será muito elogiada. Nas próximas gerações, pelo menos. Pode apostar.

Algo como uma Tábua de Mandamentos:
(não pretendo me arvorar em deusa, mas, como diz o Veríssimo, o Luiz Fernando, se a gente não tiver uma certa megalomania, não faz nada)

1 – estacione o carro na garagem e só volte a pegá-lo para a volta.
2 – ande de bicicleta, ou a pé. Vai voltar sarado, sarada que é uma beleza.
3 – de prioridade às coisas leves como vegetais, peixes, esqueça o indigesto churrasco.
4 – faça amigos, conheça pessoas, não se feche com aqueles que você vê o ano inteiro, e todos os anos inteiros...
5 – trate a praia, a cidade inteira, como a sua casa. Vejo absurdos das pessoas jogando colchões, pneus, poltronas, tudo... nos riachinhos, mas a sua grama... é uma maravilha!
6 – não atire seus móveis na frente de sua casa – para que os pobres cavalos tenham que levar seu lixo até o riachinho mais próximo ou terreno baldio.
7 – não jogue toco de cigarro na praia, leva no mínimo 50 anos para desaparecer.
8 – procure entrar no mar sem brincos, braceletes, grampos, etc. Os peixes não aguentam mais serem sufocados com tanta porcaria. Aliás, ir para a praia cheia das bijus, cá pra nós, que baita breguice, né?
9 – não ache bonitinho se seu filho inventar de ficar torturando caranguejos com alfinetes ou peixinhos em sacos plásticos. Tem outras maneiras dele entrar em contato com a natureza (que não seja devastando...)
10 – e por favor!!! Se por algum acaso, por pura necessidade, tiver que sair de carro (não até o supermercadinho da esquina da sua casa, espero), DIMINUA A VELOCIDADE!!! Você sabia que, por conta da sua imprudência, as crianças que são obrigadas a viver dentro de apartamentos o ano todo, quando estão na praia, nas férias, não podem aproveitar a natureza, e NEM FAZER NOVOS AMIGUINHOS por que PODEM SER ATROPELADAS? por você!??? E tá sabendo da enorme quantidade de cachorros e gatos que morrem ou ficam aleijados em cada veraneio?...

Já chegamos nos 10.
Só mais 3:
11 – ainda sobre carros, vou contar nos próximos uma história que aconteceu em Imbé e que tem a ver com bicicleta. Mas já vou adiantando: por falar em breguice, não tem ridículo maior do que a moçada sair de carro, de casa (no máximo algumas quadras) para se exibir atrolhando de carros, chegando a ficar uns três, um por cima do outro, as ruas, os cômoros e as calçadas, só para se exibir, para garantir o par. Cá pra nós, será que quem se sente atraído pelo seu carro, em vez de por você... vale a pena?
12 – já experimentou ler algum livro em vez de só ficar jogando futebol? E, se ficar só jogando futebol, daria para respeitar o espaço de quem chegou antes e está lendo um livro, sem ter que levar bola na cara, e nas suas coisas na toalha? Mesmo que esse alguém seja APENAS uma mulher?...
13 – finalmente, não deixe a praia como a encontrou. Deixe-a... MUITO MELHOR!

Um dia (no futuro, ou em algum reino distante), alguém vai ler isso e pensar: Nossa! Se de fato tudo isso acontecia, como o povo daquele tempo era atrasado!
Ou vai achar que esta é uma ficção de mau gosto. Tomara!

Nenhum comentário:

Postar um comentário